quarta-feira, 30 de julho de 2014

Zonas climáticas da Terra

Sabemos que na Terra existem áreas onde faz muito calor e áreas muito frias. Por exemplo, nos polos faz muito frio praticamente o ano todo, já nas regiões próximas a linha do Equador, a temperatura em geral é elevada todos os meses do ano.
Como se explica essa diferença de temperatura entre essas duas regiões?
Sabemos que a Terra possui um eixo imaginário e o mesmo está inclinado, sendo assim, a Terra não recebe iluminação e calor por igual ao longo do ano e em função disso, surgiram grandes zonas climáticas em nosso planeta.
Quanto mais próximo da linha do Equador, mais calor teremos ao passo que se nos afastarmos em direção aos polos teremos mais frio. É bom lembrarmos que estamos levando em consideração somente a questão da iluminação desigual proporcionada pelo sol em nosso planeta.

São cinco as zonas climáticas da Terra

zona tropical ou intertropical: está localizada entre o trópico de Câncer e o trópico de Capricórnio. É a região mais quente da Terra.
zonas temperadas: Existe uma no hemisfério norte e outra no hemisfério sul. Ficam entre os trópicos e os circulos polares. Nessas regiões é mais fácil perceber as quatro estações do ano.
- zonas polares: Também existem duas, uma no hemisfério norte e outra no sul. Essas zonas ficam entre o circulos polares e os polos, como podemos visualizar no desenho a cima. 
As zonas polares são as regiões mais frias do planeta, essas zonas recebem os raios do sol muito inclinados e, por tanto, muito fracos.
A maior parte do território brasileiro situa-se na zona tropical. Por isso, dizemos que o Brasil é um país tropical.



segunda-feira, 28 de julho de 2014

Limites e Fronteiras

Limites e Fronteiras


Para a Geografia os termos limites e fronteiras não são sinônimos. Na realidade eles expressam coisas bem distintas. 


Vejamos:



Devemos distinguir os dois termos que impropriamente são utilizados como sinônimos:

LIMITE:  está ligado ao uma concepção precisa, linear e perfeitamente definida no terreno. O limite corresponde ao perímetro.
Os limites são estabelecidos, na maioria das vezes, por acordos e tratados entre dois ou mais países.  Por meio desses acordos, são criadas as linhas imaginárias que podem ser definidas por características naturais ou artificiais. 
Limites Naturais: são aqueles que não foram criados pelo homem. Exemplos: rio, florestas, bosques, montanhas, cachoeiras, etc., podem separar um lugar do outro.
Limites Artificiais: São os criados pelo homem. Exemplos: ruas, avenidas, postes, placas, muros, paredes, cercas, linhas imaginárias, etc., podem separar um lugar do outro.

FRONTEIRA: É mais abrangente e se refere a uma região ou faixa ao longo do limite
Olhe com muita atenção o mapa a seguir, veja que a cor laranja corresponde a uma faixa terrestre que está acompanhando o limite territorial do Brasil. A faixa laranja corresponde a fronteira terrestre brasileira que é de 150 Km após a linha do limite.
                                                               (Mapa fonte: caderno do aluno 6ª/ 1º bimestre - SEESP)

Para saber um pouco mais sobre a questão da fronteira marítma acesse o seguinte endereço eletrônico:
http://jus.com.br/artigos/17519/o-direito-do-mar-e-a-fronteira-maritima-brasileira

(Fonte:   LUCCI, Elian Alabi e BRANCO, Anselmo Lazaro.  Geografia Homem & Espaço  - 7º ano Capítulo 2 – Brasil: formação territorial e questões ambientais )
Mais um vídeo em relação as coordenadas geográficas. Confiram.

O vídeo a seguir é a introdução em relação ao processo das coordenadas geográficas. Vale dar uma conferida.