segunda-feira, 28 de julho de 2014

Limites e Fronteiras

Limites e Fronteiras


Para a Geografia os termos limites e fronteiras não são sinônimos. Na realidade eles expressam coisas bem distintas. 


Vejamos:



Devemos distinguir os dois termos que impropriamente são utilizados como sinônimos:

LIMITE:  está ligado ao uma concepção precisa, linear e perfeitamente definida no terreno. O limite corresponde ao perímetro.
Os limites são estabelecidos, na maioria das vezes, por acordos e tratados entre dois ou mais países.  Por meio desses acordos, são criadas as linhas imaginárias que podem ser definidas por características naturais ou artificiais. 
Limites Naturais: são aqueles que não foram criados pelo homem. Exemplos: rio, florestas, bosques, montanhas, cachoeiras, etc., podem separar um lugar do outro.
Limites Artificiais: São os criados pelo homem. Exemplos: ruas, avenidas, postes, placas, muros, paredes, cercas, linhas imaginárias, etc., podem separar um lugar do outro.

FRONTEIRA: É mais abrangente e se refere a uma região ou faixa ao longo do limite
Olhe com muita atenção o mapa a seguir, veja que a cor laranja corresponde a uma faixa terrestre que está acompanhando o limite territorial do Brasil. A faixa laranja corresponde a fronteira terrestre brasileira que é de 150 Km após a linha do limite.
                                                               (Mapa fonte: caderno do aluno 6ª/ 1º bimestre - SEESP)

Para saber um pouco mais sobre a questão da fronteira marítma acesse o seguinte endereço eletrônico:
http://jus.com.br/artigos/17519/o-direito-do-mar-e-a-fronteira-maritima-brasileira

(Fonte:   LUCCI, Elian Alabi e BRANCO, Anselmo Lazaro.  Geografia Homem & Espaço  - 7º ano Capítulo 2 – Brasil: formação territorial e questões ambientais )

62 comentários:

  1. Lendo este texto eu entendi que:

    O limite é uma linha imaginaria contornando o terreno, como o perímetro. Existem limites naturais (que não são criados pelo homem, ex: rios) e artificiais (que são criados pelo homem, ex: estradas).

    A fronteira é uma região a partir do limite. A fronteira brasileira tem 150 km após o limite.

    ResponderExcluir
  2. Com esse texto entendi que existe uma diferença bem grande entre limite e fronteira. O limite é algo especulado pelo homem - menos quando ele for naturalmente criado ou seja, nasceu ou cresceu ali - Na maioria das vezes o limite representa uma linha imaginaria que contorna algum terreno, definindo assim um espaço.
    A fronteira ultrapassa o limite, ela abrange uma faixa muito maior.

    Beatriz Souto Maior - 7B

    ResponderExcluir
  3. Após ler esse texto, eu percebi que os conceitos de "limite" e "fronteira" são bem diferentes.
    Limite é uma linha imaginária que divide dois espaços de terra, ou seja, é o perímetro/contorno de um determinado terreno. Existem os limites naturais, como um rio que separa dois lugares, e os limites artificiais,
    aqueles feitos pelo homem (EX.: um muro que divide terrenos).
    Já a fronteira é UMA REGIÃO AO LONGO DO LIMITE, por isso é muito mais abrangente que o limite em si. o Brasil, por exemplo, tem a fronteira com 150km após o limite.

    Ass: Maria Clara-7B

    ResponderExcluir
  4. halo,
    oque eu entendi do texto foi:

    limite é como um contorno (perimetro) que separa um espaço de terra de outro (ex: pais, estado, cidade, etc.) essa linha imaginaria pode ser definida por caracteristicas naturais ou artificiais.
    fronteira é uma regiao ou faixa ao longo do limite, ou seja, acompanha ele.

    bjs, tata

    ResponderExcluir
  5. O que eu entendi desse texto foi que o limite é um contorno, ou fronteira, que delimita o começo e/ou fim de algo ou algum lugar. Os limites podem ser artificiais, criados pelo homem, ou naturais. Já a fronteira é uma faixa de 150 km de largura para cada lado ao longo do limite. Nas regiões que a fronteira abrange, são mais comuns as mesclas de povos, culturas, ou até fauna e flora dos dois (ou mais) lados do limite.
    Luísa Gili, 7A

    ResponderExcluir
  6. No texto está sendo abordado o significado de limite e de fronteira.

    Limite: É correspondente ao perímetro, que geralmente são estabelecidos por acordos e tratados, onde são criadas linhas imaginarias que vão determinar o limite.
    Fronteira: É uma região ou faixa ao longo do limite.

    Amanda F. Petry---7A

    ResponderExcluir
  7. O que eu entendi sobre limites e fronteiras é que apesar de serem termos que são confundidos, são conceitos diferentes.
    Limite é uma linha imaginária, ou não, que limita um território/espaço e como diz no texto o perímetro de uma área. Geralmente esses limites são marcados com tratados e acordos. Existem dois tipos de limites, os Naturais: criados pela própia natureza. Ao existir um bosque ao lado de rio espaço está sendo dividido. E existem os limites Artificiais: criados pelos homens. Como um muro, ele vai dividir um espaço.
    Fronteira é a região que se estende ao longo do limite. Como exemplo o Brasil, que tem uma fronteira de 150 km ao longo do seu limite.

    ResponderExcluir
  8. Com esse texto pude descobrir que Limite e Fronteira não são a mesma coisa, os dois são parecidos mas tem diferença.
    Limite é uma linha imaginaria que divide o terreno, essa linha pode ser artificial (criada pelo homem) ou natural (construída pela natureza).
    Já Fronteira é uma faixa que divide o terreno.
    Ass: Isabela Grolli Rocha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lendo o texto pude entender que existe uma diferença bem grande entre limite e fronteira. Limite é algo criado pelo homem, mas quando ele for naturalmente criado que significa que ja nasceu ali, normalmente o limite é representado por uma linha imaginaria que contorna algum terreno, definindo espaço.
      Fronteira ultrapassa o limite, abrange muito mais uma faixa. Enfim, fronteira é referente a uma região ou faixa, enquanto que o limite está ligado algo imaginário.

      Excluir
    2. Para a geografia o limite é algo físico, não imaginário.

      Excluir
  9. com esse texto eu percebi as diferenças de limites e fronteiras .
    limites é :Uma linha imaginária que divide espaços diferentes , essa linha pode ser artificial criada pelo homem , ou pode ser natural cronstruida pela natureza.
    Pelo que eu entendi de fronteira é:uma região a partir do limite , ja como exemplo a fronteira do Brasil é de 150 km ao longo do seu limite.

    ResponderExcluir
  10. O que eu entendi sobre o texto relatando sobre fronteira e limite foi que, limite é uma linha imaginária, ou não, que determina um espaço, ou seja, que limita o começo e/ou fim de algo. Os limites podem ser artificiais -produzidas pelo homem- ou naturais -produzidas pela natureza, ex: rios,cachoeiras, montanhas etc.-
    Já a fronteira é uma região que vai além do limite, por exemplo Israel, que faz fronteira com Síria de 76 km ao longo do limite.
    Sophia Zoran 7A

    ResponderExcluir
  11. O que eu entendi sobre o texto relatando sobre fronteira e limite foi que, limite é uma linha imaginária, ou não, que determina um espaço, ou seja, que limita o começo e/ou fim de algo. Os limites podem ser artificiais -produzidas pelo homem- ou naturais -produzidas pela natureza, ex: rios,cachoeiras, montanhas etc.-
    Já a fronteira é uma região que vai além do limite, por exemplo Israel, que faz fronteira com Síria de 76 km ao longo do limite.
    Sophia Zoran 7A

    ResponderExcluir
  12. Limite é uma linha que denomina a área de uma cidade/ estado/ pais e fronteira e uma regiao a partir do limite ass Bernardo Pereira 7b

    ResponderExcluir
  13. A partir do conceito dado, percebi que fronteira e limite são coisas muito diferentes.
    Fronteira é o limite entre duas partes distintas, como na imagem dada acima (do Brasil) tem uma fronteira de 15.719 km entre, mais de 10 países.
    Já os limites são estabelecidos, na maioria das vezes, por acordos e tratados entre dois ou mais países (ou seja, linhas imaginarias). Ou podem ser definidas por características naturais ou artificiais, como por exemplo: os naturais; rios, cachoeiras, montanhas...artificiais: avenidas, paredes, cercas...
    Letícia John 7B

    ResponderExcluir
  14. Eu entendi que:
    Limite é um perímetro ao redor de um terreno, normalmente estabelecido por tratados ou acordos.O limite pode ser uma linha ´imaginária´, ser natural(ex:rios,montanhas...) ou artificial(muros,avenidas...).
    Fronteira é uma faixa(ou região) terrestre que acompanha o limite.

    Layla von W.

    ResponderExcluir
  15. A partir do conceito dado, percebi que fronteira e limite são coisas muito diferentes.
    Fronteira é o limite entre duas partes distintas, como na imagem dada acima (do Brasil) tem uma fronteira de 15.719 km entre, mais de 10 países.
    Já os limites são estabelecidos, na maioria das vezes, por acordos e tratados entre dois ou mais países (ou seja, linhas imaginarias). Ou podem ser definidas por características naturais ou artificiais, como por exemplo: os naturais; rios, cachoeiras, montanhas...artificiais: avenidas, paredes, cercas...
    Letícia John 7B

    ResponderExcluir
  16. O texto me ensinou que limite e fronteira são coisas bem diferentes.
    LImite é uma linha que pode ser artificial(feita pelo homem), ou natural(feita pela natureza ex:rios, montanhas...) que determina o perímetro de um estado, país, cidade...
    E fronteira é uma faixa que acompanha o limite, e essa faixa pode ter muitos quilômetros, como a do Brasil que tem 150 Km.
    ASS: Gabriel C 7º A

    ResponderExcluir
  17. O texto falou que limite e fronteira não são sinônimos. Ele falou que limite é uma concepção precisa que define um terreno, eles são definidos por tratados ou acordos, e cria uma linha imaginaria definida por rio e floresta, coisas da natureza ou por ruas e muros, coisas que o homem fez. O texto também fala que fronteira é uma faixa que da limite a uma região, ela pode ter muitos quilômetros que nem a do brasil. Calvin 7º B

    ResponderExcluir
  18. Eu entendi que Limite é uma ''linha imaginaria'' que faz que um lugar acabe e inicie outro exemplo: Estou na frente de uma placa dizendo '' Nao ultrapasse'' se voce ultrapassa-la voce saiu do LIMITE. Essas linhas imaginarias podem ser definidas por duas Caracteristicas a Da natureza que sao rios e florestas( nao feita pelo homem) e as Artificiais que sao feitas do homem como ruas , postes e etc.
    Fronteira e o limite entre duas coisas, exemplo dois paises.
    Ass > Marcelo 7a

    ResponderExcluir
  19. Eu entendi que Limite é uma ''linha imaginaria'' que faz que um lugar acabe e inicie outro exemplo: Estou na frente de uma placa dizendo '' Nao ultrapasse'' se voce ultrapassa-la voce saiu do LIMITE. Essas linhas imaginarias podem ser definidas por duas Caracteristicas a Da natureza que sao rios e florestas( nao feita pelo homem) e as Artificiais que sao feitas do homem como ruas , postes e etc.
    Fronteira: e uma faixa terrestre, que acompanha o limite territorial ( na imagem o do brasil), essa faixa territorial tem muitos quilometros , a do Brasil e de 150 km
    Ass > Marcelo 7a
    '-'

    ResponderExcluir
  20. Os dois conceitos são muitos diferentes porém relacionados. O limite é uma linha imaginária que divide com precisão dois terriórios. Existem os limites naturais como o rio que divide duas regiões, e o limite artificial como o muro por exemplo.
    A fronteira é uma região ao longo do limite, por isso é muito mais abrangente, é como uma faixa. A do Brasil por exemplo tem 150 Km de extensão.
    Só tenho uma pergunta sobre a imagem que vc postou sobre fronteira: e se a fronteira ficar após a linha do limite significa que o espaço da fronteira será do Brasil ou do outro pais?
    Ass: Ada Bicego 7B

    ResponderExcluir
  21. Legal sua pergunta Ada. Se você olhar atentamente a imagem vai perceber que existe uma fronteira brasileira que parte da linha do limite para o interior do Brasil. Já a partir da linha do limite em direção ao interior de cada país, teremos a fronteira de cada país. Bom lembrar que a fronteira terrestre é estipulada por cada país.

    ResponderExcluir
  22. Eu entendi que limite e fronteira são parecidos, mas tem pouca diferença.
    Limite: É como se fosse uma linha imaginária, é usada para a separação de dois locais, terrenos, praças, etc...
    Fronteira: É uma área mais abrangente, que divide um país do outro. Como por exemplo o Brasil e Paraguai.

    ResponderExcluir
  23. Eu entendi que limite e fronteira são bem parecidos, mas há algumas diferenças.
    Limite: É uma linha imaginaria que é utilizada para separa dois locais, terrenos, praças, etc...
    Fronteira: É algo mais abrangente, e também é tilizada para separa algo. Por exemplo: dois municípios, países, etc... - Luana 7b

    ResponderExcluir
  24. O que eu entendi deste texto foi que, os conceitos de limite e fronteira possuem diferenças. Porém, os dois termos são usados para definir a separação entre territórios.Existe o limite natural (não criado pelo homem) e o artificial (criado pelo homem), que servem para uma possivel separação, como por exemplo o tratado de tordesilhas, feito a partir de um limite. Já a fronteira se refere a uma região ou faixa ao longo do limite, exemplo a fronteira entre o Brasil e a Bolivia. Ass: Lara Hess 7B

    ResponderExcluir
  25. De acordo com o que eu li, eu entendi que "limite " é uma linha ou perímetro que delimita, ou separa, dois locais.
    Também aprendi que "fronteira" é uma região ou faixa que fica na extensão ao longo do limite.

    ResponderExcluir
  26. Após ler o texto eu entendi que limite é algo que separa dois lugares. Existem os limites naturais feito pela natureza (EX: uma montanha que separa duas cidades) e os limites artificiais feito pelo homem (EX:uma cerca que separa duas fazendas). O que eu entendi de fronteira foi que fronteira é uma faixa de terra que separa dois países ela é maior que o limite Ex: a fronteira do Brasil tem 150 Km de extensão
    Elaborado por: Caio Teixeira Neves 7ºB

    ResponderExcluir
  27. Após ler esse texto, percebi que limite e fronteira tem significados diferentes. Limite é como uma linha que divide com extrema precisão dois espaços terrestres. Com isso, entendemos que o limite é um tipo de contorno. Existem os limites naturais, como um lago, que pode separar dois estados. Também existem os limites artificias (que foram criados pelo homem) como uma muralha.
    Já uma fronteira consiste em uma região ou faixa ao longo do limite, é muito mais abrangente, até pois ela ultrapassa os limites,como dito anteriormente. Um exemplo bom é o caso do Brasil. Sua fronteira ultrapassa 150km após seu limite.
    Ana Luiza Nunes Marin - 7B

    ResponderExcluir
  28. Pelo texto e pela explicação em aula, o que entendi foi que limite e fronteira são bem diferentes, mesmo que muitos usem como tendo o mesmo sentido.
    Limite é uma linha , um contorno, é o perímetro de determinado terreno.
    Esse limite pode ser artificial (limites criados pelo homem) ou natural (que não foram criados pelo homem)
    Na maioria das vezes são estabelecidos por acordos e tratados entre países.
    Já fronteira, não é tão claro quanto o limite, não é tão definido, é uma faixa ou região que acompanha o limite onde a largura é definida.

    Maria Luiza Mendes -7ºA

    ResponderExcluir
  29. Entendi que limite é uma linha que define determinado espaço territorial (país, estado, cidade, terreno). Esses limites são feitos através de acordos ou tratados entre pessoas ou países. Dentro disso, os limites podem ser naturais (dados pela natureza) ou artificiais (criados pelo homem).
    Já a fronteira é uma faixa imaginária que acompanha o limite de determinado lugar.

    ResponderExcluir
  30. Após ler este texto entendi que:
    Eles são diferentes mas ao mesmo tempo relacionados.
    Limite é mais preciso, correspondente ao perímetro, definido por tratados e acordos , que podem ser tanto artificial como natural.
    Natural:Ex Florestas;
    Artificial:Ex Paredes.
    Fronteira é mais amplo, é uma região ao longo do limite(Contorno).
    Ou seja o limite é o contorno do mapa que define o território e fronteira é uma faixa maior após o limite.
    Foi o que eu entendi!!
    Carolina Souza.7B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Carolina. Contorno expressa melhor o termo limite e não fronteira.

      Excluir
  31. Lendo o texto eu entendi que limite e fronteira são coisas totalmente diferentes, por exemplo:Limite uma linha imaginária que pode contornar um terreno ou algo do tipo, como o perímetro.
    Limites Naturais são os que não foram criados pelo homen EX: rios,
    lagos
    Limites Artificiais foi construído pelo homen EX: Rua
    Já a fronteira é dieferente do limite FRONTEIRA é uma região (faixa) terrestre que acompanha o limite
    João Luiz 7B

    obs: Michel tentei postar a semana toda meu comentário e não estava dando tentei como anônimo com emails diferentes, fiz de tudo. Terça na aula vou trazer uma anotação explicando espero que você me entenda, pois, eu tentei 8 vezes postar o comentário e em aparelhos diferentes também. Muito Obrigado pela compreenção!! Abraços João Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal João. Na realidade houve um probleminha de liberação dos comentários, mas que agora já está resolvido, assim espero. Uma boa semana.

      Excluir
  32. Limite e fronteira são duas coisas muito diferentes pois, o limite é uma concepção precisa, perfeitamente definida, então ele corresponde ao perímetro e também muitas vezes são definidas por acordos e tratados. Já a fronteira se refere a uma região ou faixa ao longo do limite.

    Sophia Cardoso,7° B

    ResponderExcluir
  33. Após a leitura,pude observar que limite e fronteira são bem diferentes.
    Limite é o local onde termina um ponto geográfico e começa outro,por exemplo,na aula você citou que a porta separa a sala de aula e o "lá fora".os limites podem ser tanto naturais(florestas,rios,cachoeiras,....)quanto artificiais(ruas,...).
    Já fronteira é o limite entre duas partes diferentes(dois estados,dois países,...).As fronteiras podem ser naturais e geométricas sendo delimitações territoriais e políticas que, através da proteção que garante aos seus estados, representa sua independência e seu poder diante dos outros.

    Barbara-74

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Barbara olha o seu conceito de fronteira. Você começa dizendo que é o limite, na verdade para geografia não é isso.

      Excluir
  34. Michel, desculpe não poder mandar o comentario no prazo pedido, tive um problema relacionado a minha internet, que levou a impossibilidade de acessar seu blog. Abaixo deixo meu comentario para ficar sem "tarefa incompleta".

    O que eu entendi sobre esse post foi que limites e fronteiras podem parecer descrições parecidas mas naverdade remetem coisas muito diferentes como por exemplo limites esta relacionado ao perimetro ou seja um fim no local ou objeto descrito enquanto fronteiras se referem ao lugar que fica após o limite de outro como por exemplo o Brasil e a Argentina, um fica após o limite do outro o que faz terem fronteiras. Paulo 7B

    ResponderExcluir
  35. Prof desculpe pelo atraso do meu comentário .
    Limite é uma linha imaginaria que delimita um: terreno, campo,casa,etc.
    limites naturais são aqueles que não foram delimitados ou feitos pelo homem como:rios, florestas,vegetaçoes,etc.
    já o limite artificial e aquele limite que o homem,humano, delimitou ou fez como:casas terrenos, prédios, cercados,etc.
    E a fronteira é uma faixa ,região terrestre que acompanha o limite.
    Rita k Borges
    obrigada pela sua compreensão prof, tenha uma boa tarde.

    ResponderExcluir
  36. De qualquer jeito, aqui está meu texto:
    Limite e fronteira são duas coisas muito parecidas, mas que na verdade tem suas diferenças.
    O limite é a área imaginaria delimitada por tratados, política, etc, pode ser em fatores naturais, ou artificiais.
    Já a fronteira, pode ser a divisa entre dois países, por exemplo, o chui é a fronteira entre o Brasil e o Uruguai. São os aspectos naturais da região que delimitam a área
    Não sei se está correto... Mas tudo bem.
    Duda, 7B

    ResponderExcluir
  37. Eduarda o conceito de fronteira para geografia é um pouco diferente. Se você ler o post, verá a diferença.

    ResponderExcluir
  38. Limite é uma linha ou marcação mais precisa e ele corresponde ao perímetro os limites são criados por acordos ou tratados feitos pelos países e as ¨linhas¨ são formadas por aspectos artificiais ou naturais os aspectos naturais são aspectos sem a interferência do homem como rios, montanhas, florestas que acabam servindo de linha e os aspectos artificiais são os que o homem fez como estradas, muros, linhas imaginarias entre outros e eles que acabam definindo os limites. O conceito de fronteira é mais aberto pois se refere ao um território ao longo do limite e a fronteira acaba passando da linha divisória dos países como podemos ver no mapa. Pedro Alonso 7ª

    ResponderExcluir
  39. Limite é um local onde determina um ponto e começa o outro. Ex: Na praia tem a areia e a água, o limite é o encontro da areia com a água do mar, pois ali termina um ponto que é a praia e começa outro que é o mar. Outro exemplo também pode ser de divisas de paises como o Brasil e a Argentina. E fronteira é um aspecto natural das regiões capazes de delimitar uma área povoada. Ex: Rios, mares, lagos, serras, montanhas... Luiza Jacques Rocha 7A

    ResponderExcluir
  40. eu entendi que limites e fronteiras sao coisas muito diferentes.
    limites:é uma linha imaginaria que determina lugares/espaços diferentes,existe os limites artificias e os limites naturais.
    fronteira:é uma distancia que inicia a partir do limite,como por exemplo o Brasil que é de 150 km a partir do limite.
    matheus7a

    ResponderExcluir
  41. O que eu entendi a partir deste texto é que:
    Limite está ligado a uma concepção precisa, linear e perfeitamente definida no terreno, é a linha de separação. Já a fronteira é mais abrangente e se refere a uma região ou faixa ao longo do limite, que pode variar em suas dimensões de país para país. ( eu perguntei para o meu pai palavras dificeis para o meu texto não ficar tão sem graça.. ;P )
    - Catarina Varela Lohmann 7A

    ResponderExcluir
  42. o que eu entendi sobre esse texto é que limite esta relacionado a perimetro, é o que marca o fim de um determinado local, assim constatamos os dois tipos de limite, o artificial, como paredes e muros e os naturais como florestas, rios e montanhas. Fronteira se refere a uma regiao ou faixa após o limite. Camila 7A

    ResponderExcluir
  43. O que eu entendi sobre o que é limite e fronteira foi:
    Limite: É uma linha que é perfeitamente definida no terreno, e que ele é estabelecido a partir de um acordo entre dois ou mais países, dentro desse acordo são criadas as linhas imaginárias que pode ser natural (não foram criados pelo homem) e artificial (foram criados pelo homem).
    Fronteira: É uma faixa que se espande 150 km após o limite.
    Vitória Kretzer B. 7ºA

    ResponderExcluir
  44. O que eu entendi sobre esse texto é que limite é uma coisa e fronteira outra já o limite é:
    -o limite corresponde ao perímetro,e esses limites geralmente são estabelecidos por acordos e tratados.
    Existem dois tipos de limites que são os artificiais e os naturais:
    -Os limites naturais são os que não foram criados pelo homem como por exemplo os rios,cachoeiras,bosques,etc.E tudo isso pode separar um lugar de outro.
    -Os limites artificiais são os limites feitos pelo ser humano como por exemplo ruas,avenidas,muros,estradas,linhas imaginárias,etc.Que também podem separar um lugar do outro.
    As fronteiras são bem diferentes do limite elas são uma região ou até uma faixa que se estende ao longo do limite.
    Um exemplo disso é a fronteira territorial do Brasil ela se estende a 150km depois do limite.Enzo H. Weber 7 ano.

    ResponderExcluir
  45. O que eu entendi sobre esse texto é que limite é uma coisa e fronteira outra já o limite é:
    -o limite corresponde ao perímetro,e esses limites geralmente são estabelecidos por acordos e tratados.
    Existem dois tipos de limites que são os artificiais e os naturais:
    -Os limites naturais são os que não foram criados pelo homem como por exemplo os rios,cachoeiras,bosques,etc.E tudo isso pode separar um lugar de outro.
    -Os limites artificiais são os limites feitos pelo ser humano como por exemplo ruas,avenidas,muros,estradas,linhas imaginárias,etc.Que também podem separar um lugar do outro.
    As fronteiras são bem diferentes do limite elas são uma região ou até uma faixa que se estende ao longo do limite.
    Um exemplo disso é a fronteira territorial do Brasil ela se estende a 150km depois do limite.Enzo H. Weber 7 ano.

    ResponderExcluir
  46. Após ler esse texto entendi que os conceitos de fronteira e limite são bem diferentes.
    Limite é como um ''perímetro'' que de divide um tereno por exemplo. Existem dois tipos de limite o natural e o artificial, o artificial é aquele que foi construído pelo homem (ex: uma parede) e o natural é aquele formado pela própria natureza (ex: um rio).
    Já a fronteira é a uma região delimitada a partir do limite, a fronteira do brasil por exemplo possui 150km de fronteira a partir do limite.
    Sofia Faraco 7B

    ResponderExcluir
  47. Lendo o texto sobre fronteiras e limites pude compreender que, não existe só um tipo de limite, tem o limite natural criado pela natureza, e também limite artificial criado pelo homem. O limite é algo que divide dois terrenos, por ex., uma parede do banheiro que separa o quarto é um limite, está também relacionado com o perímetro, quando é um acordo ou um tratado entre dois países é uma linha imaginária.
    Sobre fronteiras pude compreender que, fronteira é algo que ultrapassa o limite. Pedro M. 7B

    ResponderExcluir
  48. Ao ler esse texto eu entendi que limite e fronteira não são a mesma coisa, e sim, coisas bem diferentes.
    Limite é como uma linha imaginária que serve para separar dois lugares diferentes, é o perímetro.
    Existem dois tipos de limite, os naturais ( que não foram criados pelo homem, ou seja, pela natureza, ex: rios, montanhas, etc) e os artificiais ( que foram criados pelo homem, como muros, estradas, etc).
    Já fronteira é uma região ou uma faixa que se estende ao longo do limite.
    Venus - 7B

    ResponderExcluir
  49. O texto nos fala que limite e fronteira são duas coisas distintas. Os limites são linhas imaginárias (determinadas pelo homem) ou elementos naturais, como rios, florestas, montanhas, etc. Pode-se perceber no mapa que o limite do Brasil, por exemplo, é uma linha (um perímetro), já as fronteiras são regiões ao longo desse limite. São faixas que chegam a quilômetros! Ou seja, limites são linhas que delimitam a área de um espaço, o perímetro; as fronteiras são os espaços em volta do limite, regiões que fazem parte tanto de um pais quanto do outro - antecedem o limite e o ultrapassa. São as regiões a beira do limite. - Beatriz Machado Santos Rohde.
    Ps.: desculpe pelo grande atraso, minha casa ficou sem internet e não pude acessar o blog :(

    ResponderExcluir
  50. Limite é uma linha que define onde começa ou termina algum local, existem os limites naturais (criados pela natureza) e os limites artificiais (criados pelo se humano).

    fronteira é uma faixa que se estende ao longo de um limite que possui 150 km (no brasil) de distância a partir do limite.

    ASS: Rebeca

    ResponderExcluir
  51. Lendo o texto sobre fronteiras e limites pude compreender que, não existe só um tipo de limite, tem o limite natural criado pela natureza, e também limite artificial criado pelo homem. O limite é algo que divide dois terrenos, por ex., uma parede do banheiro que separa o quarto é um limite, está também relacionado com o perímetro, quando é um acordo ou um tratado entre dois países é uma linha imaginária.
    Sobre fronteiras pude compreender que, fronteira é algo que ultrapassa o limite.
    Pedro M. 7B

    ResponderExcluir
  52. Limite: é uma ´´faixa`` divisória entre estados, países, cidades, etc.
    Fronteira:é uma longa e extensa faixa que delimita até aonde ´´objetos não identificados`` podem ir dentro do pais.

    ResponderExcluir
  53. O texto fala sobre duas coisas que podem ser confundidas mas na realidade são muito diferentes. Limite e fronteira.
    Sobre o limite, podemos dizer que é como se fosse uma faixa imaginaria dividindo regiões.
    Fronteira é uma reta que se estende ao longo dolimite, que aqui no Brasil são 150 km.
    Leticia Ghizzo 7B

    ResponderExcluir