segunda-feira, 13 de outubro de 2014

O que temos em nossas mesas?

O que as famílias ao redor do mundo comem em 1 semana? A resposta é surpreendente…


O fotógrafo Peter Menzel viajou o mundo querendo saber como as famílias se alimentam.
Da Alemanha até o Equador, Peter registrou a dieta alimentar das famílias de cada país, adisponibilidade de alimentos e a despesa semanal com comida.
O resultado deu origem a um livro de fotografias surpreendente e impactante. Hungry Planet: What the World Eats (“Planeta Faminto: O Que o Mundo Come”, em tradução livre).
A seguir estão algumas dessas fotos e a despesa com comida durante uma semana.

Alemanha ($325)

Famílias e comida (1)

Noruega ($379)

Famílias e comida (2)

Japão ($317)

Famílias e comida (3)

Itália ($260)

Famílias e comida (4)

Chade ($1,26)

Famílias e comida (5)

Kuwait ($221)

Famílias e comida (6)

Estados Unidos ($341)

Famílias e comida (7)

México ($189)

Famílias e comida (8)

China ($155)

Famílias e comida (9)

Polônia ($151)

Famílias e comida (10)

Egito ($68)

Famílias e comida (11)

Equador ($31)

Famílias e comida (12)

Estados Unidos ($159)

Famílias e comida (13)

Mongólia ($40)

Famílias e comida (14)

Reino Unido ($253)

Famílias e comida (15)

Butão ($5)

Famílias e comida (16)

Austrália ($376)

Famílias e comida (17)

Noruega ($731)

Famílias e comida (18)

Guatemala ($75)

Famílias e comida (19)

Luxemburgo ($465)

Famílias e comida (20)

Índia ($39)

Famílias e comida (21)

Estados Unidos ($242)

Famílias e comida (22)

Mali ($26)

Famílias e comida (23)

Canadá ($345)

Famílias e comida (24)

França ($419)

Famílias e comida (25)

Groelândia ($277)

Famílias e comida (26)

Turquia ($145)

Famílias e comida (27)
É claro que as imagens fazem um recorte em relação a diferentes realidades. Convém destacarmos que dentro de um mesmo país há comportamentos distintos e consequentemente o que teríamos nas mesas também seria bem diferente, mas faz nós pensarmos um pouco em relação ao que comemos. Essas fotos levantam uma reflexão importante sobre a disponibilidade de comida ao redor do mundo. Em alguns países vemos que fartura na mesa só se pagar muitos dólares. Em outras regiões, a escassez de comida e a deficiência financeira impossibilitam uma boa alimentação.
http://awebic.com/cultura/o-que-familias-ao-redor-mundo-comem-em-1-semana-resposta-e-surpreendente/
Como seria uma foto para representar o Brasil?
Olhando para as imagens você consegue dizer em qual local as pessoas tem uma alimentação mais saudável?


37 comentários:

  1. Nossa, Michel, inacreditável! É incrível comparar o gasto em dinheiro e a quantidade de comida consumida dos estados unidos, por exemplo, com a áfrica! Muito legal!

    ResponderExcluir
  2. uma foto que representasse o brasil, pode ter mais de uma possibilidade com certeza mas separando entre famílias de renda boa e familias de renda baixo ja temos duas realidades diferentes no mesmo pais.
    na foto da familia de renda aceitavel, teriamos muita comida provavelmente, muitas frutas e verduras, arroz, bolachas, enfim teria de tudo, até de comidass que não são muito necessárias no nosso dia-a-dia.
    e na familia de renda baixa teria apenas o necessaria, e teria menos comida por exemplo, teria arroz, feijão, leite, agua, etc porem teriam também alguns alimentos como salgadinhos, refri, etc porque são baratos.
    natalia

    ResponderExcluir
  3. 1- Se fizesemos um registro fotografico somente pelo Brasil, em relação a questão da alimentação, como mostra a postagem teriamos sim realidades diferentes pois, a alimentação não será só dependente do poder aquisitivo mas também da regão que as famílias vivem.

    2- Uma foto para representar o Brasil seria com bastante variedade de frutas na mesa, carnes, e alguns produtos industrializados.

    3- Um país que tem a alimentação mais saudável é por exemplo a Turquia, a Índia, Polônia, China e Kuwait, que são países semelhantes em relação ao gasto na alimentação (de uma forma "normal e acessível").

    ASS: Isabela Grolli Rocha.

    ResponderExcluir
  4. bem interessante as imagens e o dinheiro,apresentando bastante diversidade alimentícia.Bem,acredito que o brasil os alimentos seriam saudáveis e não tao saudáveis assim,contendo uma 'harmonia'.segundo o IBGE,as famílias brasileiras gastam em média 304,12 reais cada mês com comida,mas as famílias que recebem uma renda mais alta comprar mais comprando aquelas que não tem uma renda alta como a outra família.

    Barbara-7A

    ResponderExcluir
  5. Na minha opinião, se fizéssemos um registro fotográfico apenas pelo Brasil, o resultado seria com desigualdades que nem nas imagens, como, por exemplo, se alguém for, nem precisa ser muito longe, em Joinville, terá famílias que tem uma variedade de comidas maior, com produtos mais industrializados, do que alguém que mora em alguma cidade do estado mesmo, na qual os habitantes vivem com o que plantam, ou seja, com menos produtos industrializados. Um outro exemplo, você vê alguém da grande São Paulo, que tem uma variedade de comidas mais industrializadas, do que uma família indígena que mora no centro da floresta Amazônica.

    Arthur 7ºB

    ResponderExcluir
  6. Na minha opinião, no Equador a alimentação da família é mais saudável. Isso mostra, também, que nem todo país desenvolvido tem uma alimentação mais saudável do que um um desenvolvimento, como se pode ver: Equador, Chade, Mali.

    Arthur 7ºB

    ResponderExcluir
  7. Acho que uma foto para representar o Brasil seria bem homogênea, pois aqui as pessoas comem muitos tipos de fruta e vegetais, mais também comem coisa que fazem mal para a saude. Uma das famílias que parece comer mais saudável é a do Egito, mesmo com poucas coisas, a maioria são frutas, vegetais e cereais.

    ResponderExcluir
  8. Realmente, fico muito chocada com a quantidade que os Estados Unidos, por exemplo, consomem com o que o Chade, o mali, o equador, entre outros consomem. Enquanto nos USA, Noruega, etc, consomem diversos industrializados, coisas gordurosas, em abundância de açúcar, em fim, coisas que fazem mal pra saúde, na turquia, índia, Guatemala, entre outros, consomem muitas frutas e verduras, coisa que fazem bem, ajudam a saúde, ou seja, são bem mais saldáveis.
    No Brasil, há uma grande diversidade de alimentos, de tudo quanto é tipo, tanto grãos, frutas e verduras, quanto industrializados. Mesmo assim, na sua maioria são coisas naturais. Em certas partes do país, como no sul, sudeste, e centro-oeste, as regiões são muito mais ricas, por isso, gastam uma quantia muito maior para se alimentar. Comem muitos industrializados, mas nunca descartando as frutas, verduras, etc. Já no norte e no nordeste, regiões mais pobres do país, eles não tem muito dinheiro para se alimentar, então comem bem menos industrializados, e muito mais coisas naturais, como verduras, grãos, entre outros. Em custo, para uma família no Brasil de umas 5 pessoas se alimentando bem, em média seria mais ou menos uns R$ 500,00 para um mês.
    No geral, podemos perceber que quem tem mais poder aquisitivo, consome muito mais, até do que o necessário, enquanto quem é mais pobre, sustenta famílias enormes, com muito pouco.
    Venus - 7B

    ResponderExcluir
  9. Pelo Brasil, teríamos muitas realidades diferentes. Um bom exemplo disto é que normalmente uma família com uma condição financeira melhor, terá em sua mesa uma grande quantidade de produtos industrializados, pelo fato de que estes não são de tão fácil acesso ao consumidor. Uma família com uma condição financeira relativamente ruim, terá mais produtos naturais, que podem ser plantados e colhidos em suas próprias casas, e por consequência, terão um baixo custo. Lembrando sempre que o que foi escrito é uma GENERALIZAÇÃO, ou seja, nem todas as famílias brasileiras se encaixarão nesta afirmação.
    Na minha opinião, os países "mais saudáveis" são: Alemanha, Kwait, México, China, Egito e Equador.
    Ana Luiza | 7B

    ResponderExcluir
  10. Muita diferença entre as famílias, fiquei chocada. Enquanto uma família da Africa tem apenas alguns grãos os americanos tem montes, e montes de comida. Acho que devemos consumir tudo com muita consciência.

    -Baby 7B

    ResponderExcluir
  11. Realmente inacreditável ! é horrível pensar que enquanto umas pessoas se esbanjam de comida, outras passam fome. Gostei de saber mais sobre isso, eu só tinha uma ideia, mas não sabia que a diferença era tão grande.
    Duda, 7B

    ResponderExcluir
  12. Se fizéssemos um registro fotográfico somente pelo Brasil, com certeza teríamos muitas realidades diferentes em relação à quantidade e a diversidade de alimentos. Nas famílias mais pobres, provavelmente os alimentos seriam mínimos e de má qualidade. Já nas famílias com uma melhor condição financeira, a comida não seria um problema, e a diversidade seria muito grande.
    Como o Brasil é um país com muitas classes sociais e realidades diferentes, essa questão seria muito visível.

    Maria Clara - 7B

    ResponderExcluir
  13. Nas fotos se tem uma grande diferença dentre um pais e outo assim também teria no Brasil, uma enorme diversidade de realidades, fatores que irão definir como sera no Brasil.

    Amanda--7A

    ResponderExcluir
  14. Nestas mesas existem varias diferenças elas podem ser causadas por causa do preço das coisas e também pelo que as pessoas comem. Em certos lugares as pessoas comem pouco, pois tem pouco dinheiro, consequentemente gastam pouco (ex: Chade), mas também gastam pouco porque as coisas são mais baratas, e conseguem comer o suficiente (ex: Guatemala e índia). Também se diferem nas seguintes maneiras, nos estados unidos tem mais comida industrializada e na Guatemala comida mais orgânica, pois é o que produzem nestes lugares. E em certos lugares a carne de boi é sagrada, deixando ela mais cara, mas aqui no Brasil ela é muito comum e não tão cara.

    ResponderExcluir
  15. Acho que uma mesa para representar o Brasil estaria repleta de diferentes alimentos, desde frutas e verduras ate refrigerante e doces.
    Acho que podemos ter uma ideia, mas não podemos afirmar, já que não sabemos se os alimentos utilizados são orgânicos, sem agrotóxicos.
    Sofia F 7b

    ResponderExcluir
  16. se fizéssemos um registro fotográfico levando em conta a alimentação das famílias do brasil, nós obteríamos resultados muito variados, por exemplo: famílias que residem em regiões mais pobres, provavelmente teriam, em sua maioria, uma alimentação mais "pobre", ou seja, a família consume menos alimentos e alimentos mais baratos, mas com algumas exceções, já que, numa mesma região, temos famílias de uma classe social muito baixa e famílias de uma classe social mais alta, e também as que estão no meio. Essas que são mais ricas, digamos assim, terão uma alimentação mais ampla, ou seja, comerão mais e comidas mais caras. Esse fator também conta para as regiões com a economia mais elevada, onde há muitas pessoas de classe social mais alta, mas também pessoas mais pobres, e pessoas de classe média. Com isso concluímos que a forma de alimentação depende muito da condição econômica de cada família. Outra coisa que influencia muito, é a localização das famílias, por exemplo, alguém que mora em uma região mais perto do litoral terá uma dieta que consiste mais em frutos do mar do que a de alguém que more mais no meio do brasil. Finalmente, temos o fator cultural, já que diferentes culturas possuem diferentes pratos típicos, o que influencia na alimentação de cada um.

    ResponderExcluir
  17. Eu acho que com o Brasil, poderia aparecer frutas , verduras , arroz , feijão, macarrão, carne, mais também iria aparecer coisas que não são saudavel, como refrigerante , salgadinho , balas , chocolates e etc ( as coisas não saudáveis não aparecem em todas famílias), na mesa do Brasileiro iria aparecer isso porque esse é o nosso habito alimentar, nós Brasileiros já estamos acostumados com esse "cardapio".

    Marcelo '-'

    ResponderExcluir
  18. Se fizéssemos um registro fotográfico com a alimentação semanal das famílias de cada região, os resultados seriam muito diferentes: em regiões que a maioria das pessoas é de classe baixa provavelmente, haveria menos alimentos consumidos em uma semana por essas famílias e alimentos mais baratos e com menor variedade. Outro fator é a localização: os moradores da parte do litoral talvez consumissem mais frutos do mar do que outras famílias de outras regiões, por exemplo. Além disso, as pessoas com influências de outras culturas poderiam comer alimentos típicos de outros países, assim, variando no cardápio semanal das famílias. Mas é preciso deixar claro: esses casos não acontecem em todas as famílias, pois nem todos que moram no litoral se alimentam de frutos do mar frequentemente e em algumas regiões mais pobres haverá pessoas de classe alta ou média, etc.

    ResponderExcluir
  19. Pude perceber nesse post que além da grande diferença de quantidade de alimentos, o preço total nos diferentes países varia bastante, até nas famílias com uma quantidade de consumo parecida. Também queria destacar que em lugares como a Itália e o Butão vemos alimentos mais orgânicos e em lugares como os Estados Unidos e o Reino Unido vemos muito mais produtos industrializados.
    Se fizéssemos um registro assim só pelo Brasil, acredito que teríamos sim realidades diferentes. Acho que não seriam TÃO diversas como nesse caso, já que aqui estamos falando do mundo inteiro, e isso envolve culturas diferentes. Se fosse o registro do Brasil, haveria também uma diferença de quantidade e algumas famílias consumiriam mais produtos orgânicos/naturais e outras mais industrializados.
    - Beatriz M. S. Rohde 7ºB

    ResponderExcluir
  20. Resposta Tarefa:
    Teríamos uma diferença sim, pois o Brasil é um país muito diversificado com pessoas mais ricas que outras, por exemplo no Nordeste se pegarmos uma família com baixa renda teríamos pouca comida na mesa e a que tiver seria mais orgânica muitas vezes porque cultivam lá mesmo a comida em suas plantações agora se fomos para o centro-sul numa capital como São Paulo numa família de alta renda terá, muito mais alimentos que a família do Nordeste, terá também poucos alimentos orgânicos terá mais alimentos embalados (Não Orgânicos)

    João Luiz - 7B

    ResponderExcluir
  21. No Brasil, pelo meu ver, para comprar a mesma quantidade de comida que vemos em algumas fotos o preço seria mais elevado. Em uma tipica mesa Brasileira verias alguns alimentos como: feijão, arroz, salada. batata frita. carnes, frangos, refrigerantes, sucos, algumas frutas etc.

    Pelo o que eu pude perceber, a família mais saudável dessas fotos é a família de Chade ou a família do Equador, percebi isso pois nenhuma das duas come comidas e nem toma bebidas industrializadas.

    Beatriz Souto Maior - 7B

    ResponderExcluir
  22. Sim teríamos realidades diferentes porque se compararmos a alimentação de uma família da África com a dos Estados Unidos é totalmente diferente tanto no preço como no tipo da comida,uma é industrializada e a outra é totalmente natural.

    Sophia Cardoso 7B

    ResponderExcluir
  23. Enzo 7°A-deu para ver as diferenças dos preços que eles consomem e o que eles consomem.-enfim se eu fosse fazer sobre o brasil eu faria várias fotos 3 de cada estado uma família de baixa classe social(com pouco dinheiro),média classe social(com nem muito nem pouco dinheiro),e de uma alta classe social(com muito dinheiro).
    -Mas se fosse uma foto só eu faria uma média em relação aos gastos e as comidas consumidas.
    -Deu para perceber que as pessoas com uma alimentação mais saudável são aquelas que comem frutas,pães,etc.

    ResponderExcluir
  24. Muito legal essa comparação, inclusive os gastos, se fosse aqui no brasil acho que seria diferente, pois com todas essas teorias de alimentação saudável, proteínas...algumas famílias seguem, porém outras não, então uma família brasileira iria ser balanceada, com chocolates até verduras, acho que a família mais balanceada foi a da Alemanha, em questão do preço e os alimentos.
    Letícia 7B

    ResponderExcluir
  25. Se a gente fizer um registro fotográfico pelo Brasil, obviamente teríamos realidades diferentes, pois mesmo sendo o mesmo país, possuímos hábitos alimentares diferenciados, nem todo mundo se alimenta das mesmas coisas, depende muito do orçamento, do gosto alimentar, da condição, do estado, dos costumes,da cultura, uma coisa depende da outra.
    Provavelmente apresentaríamos um resultado semelhante a essa pesquisa, variedades alimentares.



    ~Carolina Souza- 7B

    ResponderExcluir
  26. A foto teria muita variedade de comida e em grande quantidade, com alimentos incluindo bastante carne e da área da agricultura.
    Os lugares que apresentam menos alimentos industrias e mais trabalho na produção agrícola. Camila 7A

    ResponderExcluir
  27. 1-Eu acho que uma foto da alimentação do Brasil seria misturada, um pouco saudável um pouco não.
    2-sim, eu consigo(eu defino "saudável" como uma alimentação com legumes, frutas, pães, carnes.Uma alimentação equilibrada), para mim , os países que tinham uma alimentação mais saudável foram: Turquia, França, Índia, Guatemala, Butão, Equador, Egito e Itália.

    layla

    ResponderExcluir
  28. por mim, uma foto no brasil ia ter muito liquido e salgados, custaria em torno de trezentos dolares (depente muito da familia) por causa dos altos custos.

    o local com a alimetação mais saldavel é a guatemala, pois tem verduras, agua, graos e carne. Essa alimentação sustenta e nao é industrial.

    bjs,
    tatá

    ResponderExcluir
  29. Se fizéssemos esse registro fotográfico no Brasil os resultados seriam diferentes, pois temos famílias de diferentes níveis econômicos e de diferentes culturas, com hábitos alimentares variados.

    ResponderExcluir
  30. Em todos esses países as pessoas comem diferente e gastam o equivalente ao que recebem no brasil não é diferente pois as pessoas recebem diferente e tem estados que são mais pobres e outros mais ricos e as famílias se diferenciam muito umas das outras ou seja nem todas as pessoas do brasil tem as esmas condições

    ResponderExcluir
  31. Eu acho que as pessoas que vivem no Brasil não tem as mesmas condições pois as tem pessoas que poder estar comendo em restaurantes em quanto outras se alimentam de água e pão, um exemplo é quando você compara o nordeste com o sudeste onde a condição financeira é muito diferente

    ResponderExcluir
  32. 1-eu não tenho certeza mas acho que no brasil acho que teria menos comida que os estados unidos, e teria mais frutas e verduras que o mesmo

    2-é bem simples perceber que em paises mais ricos como o canada, existe mais comida, e em paises pobres, infelizmente, há menos comida e mais fome

    Pedro P. Araújo

    ResponderExcluir
  33. Eu acho que terimos realidades diferentes sim, porque a economia de uma região pode ser completamente diferente da outra, as comidas consumidas podem se diferenciar, as comidas podem ter o mesmo peso, mas um preço diferente, ou seja, muita coisa muda já que o Brasil é enorme e temos diferenças muito grandes de um canto do país para o outro.
    -Bernardo Pereira 7b

    ResponderExcluir
  34. Nós iriamos obter um resultado bem assustador. Porque no Brasil há uma desigualdade social muito grande.
    Sérgio 7A

    ResponderExcluir
  35. Eu acho que no Brasil ia ser bem equilibrado com verduras e frutas mas também com "besteiras". Eu acho que os mais saudáveis são a Africa e Butão.
    Luiza Rocha-7A

    ResponderExcluir
  36. Se fizéssemos um registro do Brasil, as realidades iam ser muito diferentes. Imagine a comparação do Nordeste com o Sul.Ou o Norte com O Sudeste? Muitas coisas iam mudar. Por o Brasil ser um país tão grande e com varias culturas, o seu jeito de viver muda a cada região, por isso que vemos tantas mudanças.
    Camila 7B

    ResponderExcluir
  37. Eu acho que o resultado ia ser médio, e um pouco caro, não ia ser tanto quanto a Alemanha e nem tão pouco quanto o Chade. Também ia variar muito dependendo do local, por exemplo, se fizéssemos uma em Jurerê Internacional ia ser muito cheia, e em uma região mais pobre ia ser mais vazia. Mas na média ia ser um pouco cheia e um pouco acima do preço ideal.

    Gabriel C 7ºA

    ResponderExcluir